Você conhece os tipos de rebaixo para a área molhada?

É uma informação importante no momento do envio do seu projeto para orçamento. Cada tipo e modelo tem características e processo de fabricação diferentes, o que influencia o preço a ser cobrado para a sua execução.
Existem duas formas de deixar uma área rebaixada na bancada:  colocar uma pedra debaixo da outra criando dois níveis, ou, raspar a pedra para criar um desnível.
 
Veja os modelos e as diferenças entre eles:

REBAIXO TRADICIONAL: este é o modelo quadrado - com cantos retos - produzido através da emenda de duas ou mais peças. Neste modelo, a parte que recebe a cuba ou tanque fica mais baixa que o restante da bancada e esse desnível é proporcional a espessura do material que será utilizado - geralmente em torno de 2cm (espessura padrão da maioria das pedras) ou 1,2cm quando é utilizado o Ultracompacto.

Você conhece os tipos de rebaixo para a área molhada?

REBAIXO AMERICANO: este modelo é muito parecido com o tradicional, pois também é utilizada a mesma espessura da pedra para o desnível, no entanto seu processo de fabricação muda um pouco: é colada uma peça inteira por baixo para não aparecer emendas nos cantos, que são arredondados. É ideal para bancadas de até 2 metros de comprimento, ou que não necessitem de emenda.

Você conhece os tipos de rebaixo para a área molhada?

REBAIXO ITALIANO: conhecido também como rebaixo usinado é aquele que não tem colagem de outras peças, portanto não tem emendas. O desnível da área molhada é feito através do desgaste na própria pedra: uma máquina lixa o material até atingir 0,5 cm de rebaixo. Seus cantos são arredondados. Esse modelo facilita muito a limpeza da bancada e garante um visual sofisticado e moderno.
Só é preciso consultar a Marmoraria sobre a aplicação desse acabamento, pois não são todos os materiais que aceitam esse desgaste.

Você conhece os tipos de rebaixo para a área molhada?

E por fim, como definir o tamanho da área molhada?

Aí vai depender do tamanho da sua bancada. Para a cozinha, é importante deixar um espaço maior em um dos lados para receber o escorredor de louças ou tapete absorvente. Já se o projeto tiver calha úmida pode diminuir esse espaço ou deixa-lo proporcional. Nas bancadas para área de serviço, geralmente o tanque fica centralizado dentro da área molhada.

É uma informação que pode ser definida antecipadamente pelo arquiteto/projetista, ou estipulada diretamente com a Marmoraria.




Últimos Trabalhos

Últimas notícias

Você conhece os tipos de rebaixo para a área molhada?

É uma informação importante no momento do envio ...

Leia mais

ÁREA MOLHADA? O que é?

É a parte da bancada onde vai ser instalada a tor ...

Leia mais