Granito

É um tipo de rocha ígnea (produzida pela ação do fogo) formada por três minerais: quartzo, mica e feldspato. Sua formação é o resultado do resfriamento do magma de vulcões que foi se sedimentando na crosta terrestre.
Na questão de resistência, tem classificação entre 6 a 7 da Escala de Mohs (tabela que classifica a dureza dos minerais que vai de 1 a 10).

É uma pedra porosa mas com menos predisposição a manchas se compararmos com o Mármore, por exemplo. Devido a sua durabilidade e a resistência o Granito é a pedra mais utilizada na construção civil, em revestimentos e acabamentos. Existem várias opções de cores, muitas são bem mescladas devido a disposição interna de minerais.

Algumas cores que já trabalhamos (há outras): 

Mármore

É um tipo de rocha metamórfica, ou seja, formada a partir de uma rocha pré-existente de calcário e dolomita. Ao longo de milhares de anos essa rocha passou por um processo de grande pressão e aquecimento no interior da Terra resultando, ao final, no mármore que conhecemos hoje.
Na questão de resistência, tem classificação 3 da Escala de Mohs (tabela que classifica a dureza dos minerais que vai de 1 a 10). É um material poroso, com menor resistência e durabilidade, certa vulnerabilidade ao fogo e líquidos corrosivos.

O ponto forte do Mármore é a sua aparência. É reconhecido como um material luxuoso e nobre. Com veios bem marcados é uma pedra muito utilizada por arquitetos e projetistas para a decoração de ambientes e revestimentos. Na construção civil recebe destaque em fachadas, pisos, colunas e peitoris.

Os mármores podem ser encontrados em tom branco, preto, verde, vermelho, marrom, bege e roxo.

Algumas cores que já trabalhamos (há outras):

Quartzito

É uma rocha metamórfica, composta por 75% de quartzo, junto com elementos como moscovita, biotita, sericita, turmalina e dumortierita. Seu processo de formação é semelhante ao mármore, porém, sua resistência é equivalente ao granito. Possui baixa porosidade, suporta altas temperaturas e exposição solar. Os elementos encontrados próximos a ela em sua formação na natureza proporcionam uma ampla gama de cores e tons, com os mais variados desenhos. Além das cores variadas, possui um visual incrível -  que parece com o mármore - com veios alongados e aparentes.


Esta pedra natural vai garantir ao ambiente uma beleza “ímpar”, pois cada lote retirado da natureza apresenta variações nos tons e traços. É considerada uma pedra exótica por sua exclusividade e exuberância. A magnitude da natureza é perfeitamente representada nessa pedra.

O Quartzito também é encontrado na forma translúcida, e nesse caso, pode ser iluminado por trás para mostrar sua beleza.

Aos poucos, essa pedra decorativa e funcional está ganhando espaço, principalmente para quem gosta de sofisticação no projeto. É uma excelente opção para revestimento de paredes, pisos e bancadas. 

Alguns exemplos:

Quartzo

É uma pedra artificial que foi criada para atender a constante necessidade de ter um material claro e resistente para as bancadas. Ele é composto pela mistura de "aproximadamente"  95% de quartzo e 5% de sílica, resina e polímeros. É impermeável, anti-bactérias, mais resistente que o Granito e é fácil de limpar. Como não absorve água e outros líquidos, a garantia do fabricante é que não surjam manchas. 

Fabricado em uma vasta gama de cores, com brilho ou sem: o Quartzo se destaca por um visual clean e moderno, muito utilizado nos projetos de cozinhas, área de festas e banheiros planejados.

Esta pedra é importada, por isso o nome das cores podem variar de acordo com o fabricante. 

Uma informação importante: o Quartzo “não é indicado para áreas externas”, devido a resina em sua composição que sofre interferência da radiação solar intensa, as suas cores são alteradas e pode haver deformações.

Prime

É uma pedra artificial importada composta de resina, pó de mármore e outros componentes. Essa composição faz com que o material tenha a aparência de um mármore resinado. Possui cor uniforme e é muito mais resistente que o natural. 

Assim como o Mármore, é vulnerável ao calor e líquidos corrosivos, por isso não é indicado para cozinhas. A sua aplicação ideal é para banheiros e ambientes internos.

Seu preço é inferior ao Quartzo, então, é uma boa opção para quem deseja uma pedra uniforme e clara avaliando o custo/benefício. 

A opção de cores é mais limitada, geralmente variam entre branco, bege e cinza.

Ultracompacto

É considerado hoje o material mais resistente do mercado de superfícies. Sua produção é realizada com alta tecnologia, utilizando em sua composição cerca de 25 minerais naturais e não utiliza resina, com uma compactação de 25 mil toneladas ele é indicado para qualquer tipo de ambiente, sem restrições de uso. Resistente a altas e baixas temperaturas, não risca, não mancha, não absorve líquidos, é anti bactérias e resistente aos raios UV. 


Muitas opções em cores, tanto lisas ou com veios e movimentos. É fabricado em duas formas de apresentação: o "polido" (liso e com brilho) e o "matte" (textura suave e fosco).

Suas lâminas tem o mesmo tamanho das pedras relacionadas acima, o que facilita a produção de grandes bancadas sem emendas.

Hoje, seu preço está semelhante ao do Quartzo. São ideais para bancadas de banheiros, cozinhas, e até mesmo pisos e revestimentos.

Temos um mostruário em nosso escritório de vendas. Vale a pena conhecer!

Últimos Trabalhos

Últimas notícias

Você conhece os tipos de rebaixo para a área molhada?

É uma informação importante no momento do envio ...

Leia mais

ÁREA MOLHADA? O que é?

É a parte da bancada onde vai ser instalada a tor ...

Leia mais